sexta-feira, 12 de junho de 2015

Formação Continuada - Proposta Curricular de Santa Catarina

Composição com palavras
a)Escrever uma palavra por cursista sobre diversidade em uma única folha;
b)Dentre as palavras escritas na primeira folha, escolher duas palavras e em grupo apontar possíveis soluções para aproximar os conceitos estudados com a prática;
c)Escanear e publicar no blog como postagem as duas folhas resultantes dos itens a)e b) e duas fotos do grupo durante a realização das atividades.






Desconstruir para construir novo conceito

As vezes, é necessário pôr a casa abaixo para reconstruí-la em bases mais fortes para suportar as intempéries.Feito isso, abrigamo-nos com mais segurança  e desfrutamos  de maior conforto.Assim é também com a nossa casa interior, se nos sentimos inseguros  dentro dela, se somos alvo do medo, da apreensão, enfim, se nos sentimos desconfortáveis conosco mesmos é sinal que algo não está bem em nossa estrutura, naquilo que nos mantém ou nos nutre.Então é nesse momento que necessitamos parar para conferir como verdadeiramente estamos interiormente, é chegada a hora de nos fazermos algumas perguntas acerca dos valores ou crenças que tem norteado a nossa vida.
Nesse processo de reconstruir há que existir espaço não só para realização do corpo e da materialidade, mas há que se pensar também em alimentar a alma, o espírito e tudo quanto seja também proveitoso e motivador para aqueles que se encontram em nossa volta, às vezes esperançosos por uma luz que os despertam também por um novo modo de viver.
Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.  Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas (desde que essas escolhas não causem danos e desrespeitem os outros).
O respeito também pode ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por ex: respeito pela lei). Falar sobre um tema com respeito (como diferentes religiões, crenças e condutas) é falar de forma ponderada e sensível.

Aproximar os conceitos estudados com a prática e possíveis soluções:

Primeiramente pensamos em trazer esses conceitos para uma análise pessoal e posteriormente aproximar da prática pedagógica. Por isso entendemos que é necessário:

a)Educar na alteridade: Quem são os outros na cultura e na educação?É reconhecer que o outro é sempre uma relação.

b)Ter consciência política e histórica da diversidade.Respeitar as diversas formas de ser, existir, viver e produzir.

c) Reconhecimento, valorização da diferença e fortalecimento das entidades: Entendimento da educação integral passa por considerar que os sujeitos sociais são constituídos de múltiplas identidades.Assim sendo, a escola deve garantir a reafirmação das diferenças individuais e coletivas no combate ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia e todas as formas de discriminação, violências e intolerâncias.

d)Sustentabilidade socioambiental: Através da gestão escolar busca-se incentivar e promover propostas para um desenvolvimento sustentável considerando a diversidade da vida e das culturas para a sobrevivência de toda forma de vida.

e)Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas: Na escola, a socialização de todos os conhecimentos científicos (saberes formais) e o reconhecimento das experiências cotidianas dos sujeitos e de seus saberes populares e culturas possibilita a democratização do ensino, um espaço aberto ao debate e a inovação pedagógica.

f)Laicidade do Estado e da escola pública catarinense. Na escola pública laica, não são feitas orações, nos tempos escolares assim como não são utilizados símbolos religiosos fixados nos espaços escolares.O ensino é pautado pela atitude crítica e ética diante de todo o conhecimento, pois como produção histórica, é passível de análise crítica em todas as ciências, respeitadas as suas especificidades, mantendo os valores e princípios.

g)Igualdade de direitos para acesso, permanência e aprendizagem na escola. A Constituição Brasileira garante a todos a igualdade de direitos sem distinção de sexo, cor, etnia, credo, religião, classe social, nacionalidade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, geração, condição física ou intelectual, origem, local de moradia, entre outras.


Grupo: Beatriz Naue, Celia Bianchi, Gisley Baretta, Inês Soprano, Joveci Vidori, Lurdes Faotto, Rosangela Fiameti.







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