a)Escrever uma palavra por cursista sobre diversidade em uma única folha;
b)Dentre as palavras escritas na primeira folha, escolher duas palavras e em grupo apontar possíveis soluções para aproximar os conceitos estudados com a prática;
c)Escanear e publicar no blog como postagem as duas folhas resultantes dos itens a)e b) e duas fotos do grupo durante a realização das atividades.
Desconstruir para construir novo conceito
As vezes, é
necessário pôr a casa abaixo para reconstruí-la em bases mais fortes para
suportar as intempéries.Feito isso, abrigamo-nos com mais segurança e desfrutamos
de maior conforto.Assim é também com a nossa casa interior, se nos
sentimos inseguros dentro dela, se somos
alvo do medo, da apreensão, enfim, se nos sentimos desconfortáveis conosco
mesmos é sinal que algo não está bem em nossa estrutura, naquilo que nos mantém
ou nos nutre.Então é nesse momento que necessitamos parar para conferir como
verdadeiramente estamos interiormente, é chegada a hora de nos fazermos algumas
perguntas acerca dos valores ou crenças que tem norteado a nossa vida.
Nesse processo de
reconstruir há que existir espaço não só para realização do corpo e da
materialidade, mas há que se pensar também em alimentar a alma, o espírito e
tudo quanto seja também proveitoso e motivador para aqueles que se encontram em
nossa volta, às vezes esperançosos por uma luz que os despertam também por um
novo modo de viver.
Na sua origem em latim, a
palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que
merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Por esse motivo,
respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma
homenagem a alguém, como indica a expressão "apresentar os seus
respeitos". Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento
de submissão e temor.
O respeito é um dos valores mais importantes
do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede
que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões
abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma
das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.
Uma das importantes questões sobre o respeito
é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não
acontece. Respeitar não significa concordar em todas as áreas com outra pessoa,
mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de
viver ou suas escolhas (desde que essas escolhas não causem danos e
desrespeitem os outros).
O respeito também pode ser um sentimento que
leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por ex: respeito pela lei).
Falar sobre um tema com respeito (como diferentes religiões, crenças e
condutas) é falar de forma ponderada e sensível.
Aproximar os conceitos estudados com a prática
e possíveis soluções:
Primeiramente pensamos em trazer esses
conceitos para uma análise pessoal e posteriormente aproximar da prática pedagógica.
Por isso entendemos que é necessário:
a)Educar na alteridade: Quem são os outros na
cultura e na educação?É reconhecer que o outro é sempre uma relação.
b)Ter consciência política e histórica da
diversidade.Respeitar as diversas formas de ser, existir, viver e produzir.
c) Reconhecimento, valorização da diferença e
fortalecimento das entidades: Entendimento da educação integral passa por
considerar que os sujeitos sociais são constituídos de múltiplas
identidades.Assim sendo, a escola deve garantir a reafirmação das diferenças
individuais e coletivas no combate ao racismo, machismo, homofobia, xenofobia e
todas as formas de discriminação, violências e intolerâncias.
d)Sustentabilidade socioambiental: Através da
gestão escolar busca-se incentivar e promover propostas para um desenvolvimento
sustentável considerando a diversidade da vida e das culturas para a
sobrevivência de toda forma de vida.
e)Pluralismo de idéias e de concepções
pedagógicas: Na escola, a socialização de todos os conhecimentos científicos
(saberes formais) e o reconhecimento das experiências cotidianas dos sujeitos e
de seus saberes populares e culturas possibilita a democratização do ensino, um
espaço aberto ao debate e a inovação pedagógica.
f)Laicidade do Estado e da escola pública
catarinense. Na escola pública laica, não são feitas orações, nos tempos
escolares assim como não são utilizados símbolos religiosos fixados nos espaços
escolares.O ensino é pautado pela atitude crítica e ética diante de todo o
conhecimento, pois como produção histórica, é passível de análise crítica em
todas as ciências, respeitadas as suas especificidades, mantendo os valores e
princípios.
g)Igualdade
de direitos para acesso, permanência e aprendizagem na escola. A Constituição
Brasileira garante a todos a igualdade de direitos sem distinção de sexo, cor,
etnia, credo, religião, classe social, nacionalidade, gênero, identidade de
gênero, orientação sexual, geração, condição física ou intelectual, origem,
local de moradia, entre outras.
Grupo: Beatriz Naue, Celia Bianchi, Gisley Baretta,
Inês Soprano, Joveci Vidori, Lurdes Faotto, Rosangela Fiameti.